top of page

5 dicas para retornar ao esporte após o carnaval


Os feriados são muitas vezes um tempo de descanso, passar as férias relaxando, comendo bem e descansando é uma rotina muito comum e ajuda a mente a relaxar também. Com todas as festas de férias e comida sazonal ao redor, pode ser difícil permanecer com dieta e exercício.

Se você sair de sua rotina fitness nesta temporada de férias, fique tranquilo: não está sozinho! Os especialistas da sociedade de medicina esportiva compilaram as seguintes dicas para ajudá-lo a voltar à rotina: Dica 1: retorno progressivo

Após um hiato do exercício, o corpo precisa retornar às condições prévias naturalmente. Independentemente da intensidade de seus regimes de treino anteriores, lembre-se que levará tempo para voltar a mesma rotina depois de qualquer pausa. Não empurre muito forte e nãos e cobre desde o início porque você arriscará a ter lesões. Em vez disso, restabeleça seus exercícios lentamente. Comece com exercícios mais curtos e mais leves, aumentando o tempo e intensidade em pequenos incrementos até você se sentir pronto.

Dica 2: Alterar sua dieta em adição ao exercício

Enquanto as obrigações familiares nesta época do ano tornam difícil encontrar tempo para encontrar um espaço para os treinos, os feriados geralmente tornam também mais difícil manter uma dieta saudável. Ao preparar-se para voltar à sua rotina fitness, não se esqueça de voltar a abastecer o seu corpo corretamente. Você vai precisar de nutrientes adequados para ajudar a obter o seu corpo de volta à forma. Concentre-se em manter-se hidratado e adicionar bons carboidratos, fibras e proteínas em sua dieta. Após um treino, comer ou beber algo dentro de 15 minutos para reabastecer. Não faça jejuns prolongados!

Dica 3: Definir metas

Fazer metas para si mesmo pode ajudá-lo à permanecer incentivado e voltar no ritmo de treino e comer direito. Definir uma série de pequenas metas atingíveis, isso pode ajudar a manter o seu impulso fitness e motivação. Quando você encontrar um objetivo, recompense-se com um dia de descanso ou surpresa divertida para evitar a sobrecarga. Faça um jogo com os amigos e divirta-se!

Dica 4: Aquecer-se corretamente

Aquecer, especialmente quando retornar de um período de inatividade, é crucial para evitar lesões. Levando de 10 a 15 minutos antes de seu treino para aquecer não só pode ajudá-lo a evitar lesões, mas também maximizar o seu desempenho. Após períodos de inatividade, os músculos ficam frequentemente encurtados e retraídos pelo desuso, mais que o habitual. Aquecimento no pré, e um bom Alongamento no pós, é uma ótima maneira de soltar os músculos antes e após um treino.

Dica 5: Ouça o seu corpo

Como sempre, o sucesso na aptidão depende de saber e de respeitar os limites do seu corpo. Ao tentar voltar em forma, preste muita atenção à forma como o seu corpo responde ao exercício. Se você experimentar tensões ou entorses ou mesmo uma fratura de estresse, regiões de sobrecargas e dores procure avaliação médica especializada antes de continuar a progressão. A gestão inadequada ou avaliação de lesões pode levar a uma lesão mais grave, uma recuperação mais longa e problemas no futuro.

Antes de começar uma nova rotina de fitness ou até mesmo retomar depois de uma longa pausa, verifique com o seu médico tem tem título de especialista em esporte para ter certeza de que você está ciente de quaisquer fatores de risco pessoais ou aprender mais dicas.

Bons treinos!

Dra. Ana Paula Simões Professora Instrutora e mestre em Ortopedia e Traumatologia do Esporte pela Santa Casa de SP Membro internacional e diretora nacional da sociedade de medicina e cirurgia da Perna, Tornozelo e pé

Diretora da sociedade Paulista de medicina do esporte

telefone: (011)25079021

whats app: (011)940065262

instagram:@DraAnaPSimoes

www.anapaulasimoes.com.br

bottom of page