Costuma sofrer na bike durante o triathlon? Veja algumas dicas.


Triatleta sempre se dá melhor em uma das modalidades, e nas outras 2 .... bom, nas outras costuma treinar bastante para não “perder” o tempo que ganhou na que desenvolve bem e seja o menos sofrido possível durante a prova!...rs

Pensando nisso, fiz um apanhado de algumas dicas pra você, que não é muito do pedal, encarar melhor uma subida com a bike!

- Marcha: troque de marcha antes de “entrar” na subida. Não adianta iniciá-la em alta velocidade, pois não vai conseguir manter. Então o ideal é antecipar a troca

das marchas e tentar manter uma cadência próxima a 70RPM (para subidas de até 7%de inclinação). Se aumentar muito a RPM ficará ofegante rápido, e se diminuir demais o esforço aumenta e o cansaço muscular também.

- Vento: se o vento estiver contra, seu desgaste já será naturalmente maior, então não tente “brigar” com ele e se matar para manter a mesma média de velocidade. Reduza um pouco , pois depois de uma subida sempre tem alguma descida, daí nela você vai conseguir “compensar” , e recuperar o tempo “perdido”!

- Mantenha-se sentado a maior parte do tempo: principalmente quando a subida for longa, assim você poupará um pouco mais de energia do que se estiver pedalando em pé! Salvo em momentos em que a perda de velocidade for grande, ou se você estiver numa curva, o recomendado é que você fique em pé utilizando seu peso para impulsionar o pedal para baixo para conseguir fazer a retomada. Mas o ideal é permanecer a maior parte da subida sentado.

- Respiração: Tente controlar a respiração. Inspire devagar e pelo nariz, tentando encher bem os pulmões e depois solte o ar pela boca. Controlando a respiração, você controla também sua frequência cardíaca. Treinando, você verá que ficará menos ofegante durante as subidas!

- Altura do selim: o bike fit é fundamental não só pra essa hora, mas durante a subida, se o selim estiver mais alto do que deveria, você vai ficar “dançando” de um lado para o outro durante as pedaladas( o que pode causar muitos problemas inclusive assaduras!), e se estiver baixo demais você irá forçar ainda mais o joelho, o que te causará dor!

Fique atento!

- Core: É muito exigido durante a subida, portanto tente mantê-lo contraído e estabilizado. Se você deixa essa região instável, o gasto energético e muito maior além de aumentar também instabilidade da bike.

E por fim, tente manter os ombros relaxados, mas os braços firmes para que junto com as mãos possa fazer pequenos movimentos.

O negócio é treinar e não desesperar quando der de frente com uma!

Bons treinos!

#TRAITHLON #bike #ciclismo #subidabike #dicas #pedalar #pedalarnasubida #dicastriathlon #triatlo