top of page

3° etapa do XTERRA Brazil Tour 2019, em Ouro Preto, dará início às competições de MTB


XTERRA Ouro Preto acontecerá nos próximos dias 1 e 2 de junho, com provas de duathlon, trail runs, mountain bike e a corrida kids

XTerra Ouro Preto 2019

Nos próximos dias 1 e 2 de junho acontecerá mais uma edição do maior festival multiesportivo off-road do mundo, o XTERRA. Chamada de XTERRA Ouro Preto, a fase será a terceira aparição do evento em 2019, que já passou por Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e Ilhabela, em São Paulo. Se para muitos a competição já está chegando aos 30% de realização, para outros será a estreia no circuito. É o caso dos inscritos na modalidade de MTB Cup Sport (29,5km) e MTB Cup Pro(44km), que terão suas primeiras provas realizadas na histórica cidade mineira.

Ouro Preto sediará uma edição do XTERRA pela quinta vez ao todo, terceira vez consecutiva (2009, 2015, 2017, 2018 e 2019). A realização de um evento esportivo de grande porte é sempre um benefício para a região, que ganha com o aumento da economia e o turismo. São esperados cerca de 1.500 atletas amadores e profissionais, competindo e (ou) se divertindo nas modalidades de duathlon (2,5km corrida + 31,7km bike + 5,15km corrida), trail run em três distâncias diferentes (5K, 10K e 21K), a corrida kids para crianças de até 14 anos e as já citadas provas de mountain bike, exclusivas para os amantes do ciclismo.

A modalidade MTB Cup Pro voltará a ser homologada pela FMC (Federação Mineira de Ciclismo), o que quer dizer que todos os atletas terão a oportunidade de somar pontos para o ranking estadual de ciclismo. Isso torna a prova ainda mais atrativa, segundo a mineira Roberta Stopa, que é, inclusive, membro do Hall da Fama XTERRA e bicampeã nacional (2014 e 2015). A ciclista de 38 anos de idade já é presença confirmada no evento e sempre comemora a oportunidade de pedalar em seu estado natal.

“Adoro competir em Minas. Em Ouro Preto é um desafio e uma beleza à parte, pois as terras avermelhadas escondem pedras e isso deixa o percurso sempre muito técnico. As subidas naquelas ruas famosas da cidade e as montanhas deixam tudo muito bonito. Agora com a prova sendo registrada pela FMC, acho que o prestígio vai aumentar ainda mais e torço para que haja muitos ciclistas envolvidos. Toda pessoa que gosta de pedalar deveria participar de uma competição como o XTERRA Ouro Preto”, sugeriu Stopa, natural de Juiz de Fora.

Por ser o pontapé inicial no circuito de MTB e por haver a chancela da Federação Mineira de Ciclismo, é de se esperar um grande volume de atletas envolvidos nesta modalidade. Mas o duathlon, que conta pontos para o ranking anual de triathlon, terá sua competição abrilhantada, com o atual vencedor da edição ouro-pretana já confirmado, Rafael Juriti.

Os principais atrativos das trilhas são as ladeiras do centro histórico e a passagem por uma mina de ouro construída por escravos no período colonial, no século XVIII. O tradicional Parque das Andorinhas, um trecho da Estrada Real e cachoeiras, rios e muitas matas também fazem parte das maravilhas que os atletas desfrutarão em seus trajetos.

O XTERRA Ouro Preto é apresentado pelo SESI, tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Maçãs Turma da Mônica.

As inscrições podem ser feitas através do link http://twixar.me/Rmvn

SERVIÇO:

Data: 1 e 2 junho

Local: Praça Tiradentes, Ouro Preto - MG

Apresentação: SESI

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Evento homologado pela FMC (Federação Mineira de Ciclismo)

bottom of page