É muito comum entre os corredores sentir aquela dor desconfortável embaixo das costelas, na região do baço, durante a prática de exercicio físico, principalmente durante uma corrida mais intensa. E isso não se restringe aos principiantes. Atletas bem preparados também podem sofrer desse mal.
A "dor do lado", pontada forte sentida logo abaixo da costela enquanto se realiza algum exercício físico, principalmente a corrida, pode surgir por dois motivos principais:
- dor do lado por esforço físico muito grande, maior do que o corpo pode aguentar – o que pode estar associado também à falta de condicionamento físico;
- dos do lado por respiração errada enquanto realiza a atividade física, por exemplo, na hora de dar as passadas na corrida. "Respirar muito superficialmente faz com que o diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen, contraia e relaxe rápido demais, podendo apresentar um espasmo, uma espécie de cãibra, e daí vêm as dores".
O estômago muito cheio também pode fazer com que o diafragma entre em espasmo "pois o músculo ficaria tocando constantemente no estômago durante a inspiração". Por isso, preste atenção no que come antes do treino, e também na quantidade, para não ser pega por essa incômoda dor do lado.
Não sofra com essa dor!
Uma dica boa para se livrar da "dor do lado" quando ela aparecer é diminuir o ritmo do esforço imediatamente. "Procure respirar profunda e vagarosamente e pressione o local da dor com os dedos".
Outra atitude que pode dar resultado é intensificar a respiração no momento da dor, expirando várias vezes de maneira forte e prolongada.
Já para evitar que essa dor te pegue, tente prestar atenção na sua respiração. "Se você é iniciante, comece a se exercitar com um ritmo lento, para que o corpo se acostume e acerte a frequência da sua respiração. Um aquecimento mais leve vai acertar o trabalho muscular e ajeitar a sua respiração.
Mas é importante saber que a respiração ideal vem com o tempo e acontece sozinha, à medida em que a pessoa vai conhecendo seu corpo e descobrindo seu ritmo.
Acerte a respiração!
Não existe uma fórmula mágica para se respirar corretamente. Porém, algumas dicas podem ajudar a evitar as incômodas dores enquanto se exercita.
Procure respirar inflando o abdômen, e não erguendo os ombros ou estufando o peito - uma respiração curta que provoca ansiedade e dá pouco fôlego. A respiração pelo abdômen relaxa o diafragma, enquanto a outra obriga o músculo a se contrair e relaxar muito rapidamente, com intervalos muito curtos, o que pode provocar as pontadas.
No começo não é tão fácil, mas treine a respiração no dia a dia e em pouco tempo isso se tornará automático para você.
Bons treinos galera!