top of page

Você CORRE ou sai CORRENDO?


E aí, você que é adepto à corrida de rua ou mesmo corre na esteira, já parou para analisar como as pessoas se comportam durante a corrida, se a postura está adequada, se o ritmo da passada é ideal, se os joelhos "caem para dentro", pisada adequada, respiração ideal, enfim, há uma série de fatores que influenciam o ato de correr. É fato que correr praticamente não tem custo, não tem idade, sexo ou raça, porém não basta apenas calçar os tênis e "sair correndo" feito um maluco atrás da promoção da loja, ou alguém que foge de um cachorro bravo.

Você tem que primeiro saber onde se quer chegar, ter um objetivo final, quer seja participar de uma prova (saber quantos quilômetros será esta prova) , ou emagrecer (quantos quilos e em quanto tempo) , ou apenas querer melhorar seu condicionamento físico, mas até para isso você tem que ter uma maneira de medir o quanto seu condicionamento melhorou.

"Sair correndo" são para aqueles que vão para praça ou esteira e correm de qualquer jeito. Já ouvi pessoas dizendo," vou correndo até quanto eu aguentar", ou seja, sem nenhum objetivo, e aqueles que correm com o maior sofrimento do mundo. Ou para imitar algum atleta ou praticante de "corrida", acha que colocar "meião de jogador de futebol" é o mesmo efeito que uma meia de compressão, ou coloca um “sapatênis” e acredita que é o mesmo que um tênis adequado para corrida - é preferível que você corra descalço!

Enfim, correr tem que ser prazeroso, trazer conforto, tem que se ter objetivo para a prática, saber quantos quilômetros vai percorrer no dia, qual a velocidade ideal, quais objetivos....

Aconselho que faça exames médicos para saber a intensidade ideal para seu treinamento e se está apto para a prática, em seguida, você deve procurar um profissional de educação física, de preferência que tenha conhecimento em periodização de treinamento. Não adianta você pedir para o professor da escola do seu filho montar um treino de corrida para você, porque este profissional é especializado em atividades para crianças e não planilhas de treino, é o mesmo que você procurar um ortopedista para informações cardíacas, ambos tem as noções médicas básicas mas não são específicos.

Um bom planejamento de sua corrida vai te orientar e planejar seu treinamento de acordo com seu objetivo e sua necessidade, necessidade esta que pode ser o fortalecimento de regiões especificas de seu corpo que se encontram fracas e fazem com que você não consiga obter o máximo de sua corrida, assim você conseguirá bons resultados de forma estruturada e planejada para você realmente correr!

Fit Coach Eden

Personal Trainer do Ano de 2015

Especialista em treinamento funcional, preparação física para atletas e em emagrecimento

bottom of page