A triatleta profissional Pâmella Oliveira, conta como se prepara para o Triathlon

Oi pessoal!

 

Atendendo a pedidos dos seguidores aqui do blog, vim contar um pouco de como me preparo, fisicamente, para a prática do triathlon.

 

Bom, Como basicamente eu não faço trabalho de força, aquele usual de musculação (por motivos individuais do meu corpo), eu dou bastante atenção aos exercícios de fortalecimento indicados pelo fisioterapeuta e técnico.

Os exercícios que eu indicaria aos que iniciaram ou iniciarão a prática do triathlon são para o CORE e os de
propriocepção. Eles são ótimos para criar estabilidade no seu corpo e prepará-lo para o esporte evitando e curando lesões.

Para o tipo de lesões e fraquezas do meu corpo, faço propriocepção dos membros inferiores, principalmente glúteo médio e vasto lateral, para me ajudar com a corrida.

 

Vale lembrar que todo e qualquer exercício você deve consultar um educador físico ou mesmo o seu fisioterapeuta, para que eles possam lhe passar corretamente os exercícios para ajudar a melhorar suas fraquezas.

Eu, particularmente, gosto muito de exercícios para o CORE, pois me ajudam em todas as modalidades do triathlon.

Para nadar melhor, é importante que esteja com o CORE em dia, assim se mantém na superfície com mais naturalidade, melhorando a técnica e gastando menos energia. Não esquecendo que a lombar também faz parte do CORE!! E além da posição na água, também vai ajudar a minimizar as dores no ciclismo.

Começo com exercícios no solo, repetindo 2x ou 3x mas sempre priorizando a boa postura e com o tempo aumento o número de exercícios e/ou a dificuldade, por exemplo, implementando a bola. Mas lembre-se que não adianta fazer mal feito, vai estar ensinando errado o seu corpo, então vá por partes, e de preferência com o acompanhamento profissional.

No momento faço em média por semana:

 

- 2x sessões de 30' a 35' de CORE.
- 2x de exercícios de fortalecimento e propriocepção que dura de 30' a 45'.

- 3x sessões de trabalho de potência.

- Exercícios de fortalecimento de ombro (elástico ou borrachinha, como chamam) antes de todas sessões de natação.

 

Bem, é isso ai gente!

 

Bejos e bons treinos!

 

Pâmella Oliveira - @pami_oliveira

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