9 regrinhas básicas de como se comportar em uma corrida de rua ou montanha.

01.02.2017

 Quando você começa a se dedicar à corrida, seja ela de rua ou de montanha, percebe que algumas regrinhas básicas rondam esse universo para que os treinos possam ser feitos de maneira proveitosa tanto por corredores iniciantes, quanto pelos mais experimentados, já que os locais de treinamento são divididos por todos os tipos de atletas.

É claro que nem tudo é regulamentado por regras e imposições. O bom senso também é parte integrante quando se leva em consideração um lugar em que diversas pessoas são colocadas lado a lado para treinar. Mas se você fica confuso com a atitude que deve adotar, reunimos as nove principais regras de etiqueta da corrida.

 

1. Não faça paredões
Se você corre em grupo, tome cuidado para não ocupar toda a rua ou pista de corrida. Para isso, não corra com mais de duas pessoas ao seu lado, para que os outros corredores possam passar por vocês tranquilamente.


 

2. Mantenha-se à direita
Quando falamos de corrida, pensamos em velocidade. Mas o que muitos se esquecem é de que cada um tem sem ritmo, e ele deve ser respeitado. Os mais velozes devem tratar com cordialidade os mais lentos. Já os que não têm um ritmo muito forte devem abrir espaço para os mais rápidos.


Assim como nas leis de trânsito, quando um corredor mais rápido vai fazer a ultrapassagem ele deve usa a via da esquerda. Por isso, para evitar trombadas, já se mantenha a direita durante o treino, a menos que seja você quem vai ultrapassar algum corredor.

 

3. Fique na mesma faixa
Se você treina em uma pista de cooper e sempre fica confuso com as faixas no chão, saiba que o melhor a fazer é escolher uma delas e manter-se por lá durante todo o treino (exceto se precisar passar por alguém). As da direita são destinadas aos corredores mais lentos, enquanto que as da esquerda ficam com os mais velozes. Certifique-se, ainda, de que você está seguindo a direção correta da corrida.

 

4. Não faça barulhos irritantes
Não tem nada pior do que você ter de suportar um barulho chato durante todo o treino somente porque o corredor ao seu lado se esqueceu de tirar as chaves do bolso ou resolveu correr com algumas moedinhas no shorts. Mas se a situação é inversa e você que tem esse costume, saiba que provavelmente vai incomodar aqueles que estão treinando perto de você.

 

5. Ouvidos atentos
Você pode correr ouvindo música, é claro. Mas preste atenção aos pedidos de passagens ou advertências dos outros corredores. Para evitar problemas, não coloque a música tão alta, que não consiga ouvir sons externos, ou use apenas um lado dos fones de ouvido.

 

6. Nunca pare de repente
Se você precisa parar para amarrar o tênis ou para fazer um alongamento, vá para um local sem movimento. Nunca pare no meio do caminho, pois sempre pode ter alguém logo atrás de você. Além disso, olhe para os lados antes de parar para não trombar com outro corredor enquanto você procura por um lugar mais tranquilo.

 

7. Olhe para os dois lados
Sempre olhe para os dois lados antes de entrar ou sair de um percurso. Além disso, quando você se aproximar de interseções de pista ou de bebedouros também adote a prática para a sua segurança.

 

8. Cuidados com programas de corrida e caminhada
Se você está se dedicando a um treino que une corrida e caminhada lembre-se de fazer sinais para os outros corredores quando for diminuir o ritmo. Caso contrário, você pode trombar acidentalmente com quem estiver atrás.

 

9. Lixo no lugar certo
Apesar de ser uma prática comum nos dias de prova, não jogue copos de água e de bebidas esportivas no chão. Lembre-se, sempre, que lixo é no lixo.

 

 

(Fonte: Ativo.com - Cássio Eduardo Lembo, personal trainer e professor da Metas Esporte & Entretenimento)

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