Pedale pra longe da Hipertensão Arterial

26.04.2017

Pesquisadores americanos concluíram que andar de bicicleta ajuda a reduzir a pressão sanguínea de pacientes com hipertensão leve.

 

 

Andar de bicicleta trinta minutos por dia ajuda a reduzir a pressão sanguínea de pacientes com hipertensão leve, segundo a Faculdade de Medicina de Connecticut, nos Estados Unidos.

 

 

 Eles compararam a pressão de doze voluntários hipertensos, antes e depois do exercício. Depois de pedalar, a pressão sanguínea dessas pessoas praticamente normalizou – efeito que parece durar cerca de 13 horas. Sabe – se que doses diárias de exercícios suaves são o melhor remédio para manter a saúde do coração. Raramente, porém os cientistas conseguem demonstrar, como dessa vez, que a receita também é válida para curar – e não prevenir – a hipertensão.

 

Em outro centro de pesquisa americano, o da Universidade de Washington, um grupo de médicos apontou que exercícios suaves, realizados com frequência, aumentam os níveis de uma substância do sangue, o TPA (do inglês, ativador do plasminogênio tecidual), capaz de dissolver coágulos. Ou seja, além de baixar a pressão, como suspeitam os colegas de Connecticut, fazer ginástica contribuiria para diminuir a incidência de infartos provocados por obstáculos à circulação.

 

10 motivos pra sua saúde

 

1. É indicado para qualquer idade - andar de bicicleta pode reunir a família inteira. No começo as pessoas aprendem a andar apenas como um hobby, depois vira um hábito, uma atividade física e até meio de transporte. Mas antes de começar a praticar o exercício não se esqueça de fazer um alongamento e buscar acompanhamento médico.

 

2. Trabalha o corpo inteiro e ajuda a desintoxicar - ao pedalar, todo o organismo é trabalhado e a circulação sanguínea aumenta nos rins, órgão que ajuda a mandar embora todos os excessos. Portanto é preciso aumentar a quantidade de líquido durante a prática da atividade. A sudorose também funciona como desintoxicante.

 

3. Ajuda a emagrecer - aliado a uma dieta balanceada e adequada, pedalar de

30 a 40 minutos por dia colabora com a perda de peso. O exercício aumenta o metabolismo e a circulação, isso ajuda a queimar calorias e permite que os tecidos de todos os músculos consumam a energia necessária. Praticar exercícios leva a hábitos mais saudáveis. A pessoa começa a comer melhor, beber a quantidade de água necessária e acaba evitando o álcool e o cigarro.

 

 4. Aumenta a resistência contra doenças - com a melhora na contração cardíaca, o sistema imunológico fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos. Além disso, a prática melhora o humor, o que também interfere na imunidade.

 

5. Previne infarto e diabetes -  além de melhorar a contração do coração, andar de bicicleta também evita o infarto. O exercício faz com que a glicemia seja diminuída e isso ajuda a controlar o diabetes, um dos fatores de risco para o coração. 

 

6. Combate o estresse - o ciclismo ajuda a combater tensões e a depressão. Isso porque a prática da atividade libera endorfina, substância que deixa a pessoa mais relaxada e feliz. É preciso apenas 30 ou 40 minutos de exercício para ter essa substância liberada no corpo.

 

 7. Combate a hipertensão - andar de bicicleta ajuda a controlar a pressão arterial. É claro que a pessoa não poderá deixar de tomar a medicação recomendada, mas o ciclismo ajuda a dilatar e tonificar os vasos sanguíneos.

 

8. Reduz o colesterol e os triglicérides - a prática diminui a gordura que fica armazenada no organismo. "Pedalar regula o consumo de depósitos inadequados de gordura e açúcar, o que é um benefício pra quem tem diabetes e colesterol alto", explica o médico Hassan Ahmed Yassine Neto, do Hospital e Maternidade São Luiz

 

9. Ajuda os pulmões - as pedaladas aumentam a frequência cardíaca e melhoram a oxigenação dos pulmões, portanto muitos médicos indicam o exercício para quem sofre de certas doenças respiratórias. Quando você pratica esporte são liberadas substâncias que ajudam a prevenir crises de asma, bronquites e outras doenças.

 

 10. Tonifica os músculos e ajuda a chapar a barriga - além de trabalhar os músculos da perna durante as pedaladas, outras áreas como coxa, panturrilha e costas são ativadas. Andar de bicicleta exige postura e sustentação, portanto o abdome e as costas precisam estar tonificados para aguentar o exercício.

 

As opiniões médicas são do Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012.

 

Precauções

 

Antes de começar a andar de bicicleta, procure seu médico e verifique se você não possui nenhuma restrição na hora de fazer uso dela, assim poderá usufruir de todos os benefícios que ela proporciona sem nenhum medo.

Pessoas de todas as idades podem andar de bicicleta, mas existem algumas restrições dependendo do caso, como por exemplo as crianças e idosos, os quais podem praticar esse tipo de exercício, mas devem estar sempre acompanhados de um adulto.

 

A grande maioria das atividades físicas garante inúmeros benefícios a nossa saúde, podemos citar entre eles o aumento da imunidade, maior resistência física, melhoramento da função tireoidiana, maior tolerância ao estresse, diminuição do sedentarismo, auxílio contra a obesidade, entre outros. 

 

Ah, lembre-se sempre de utilizar o capacete!

 

Boa pedalada!

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